top of page

Centro Acadêmico 29 de Outubro

Medicina

O MOVIMENTO ESTUDANTIL

O curso de medicina da UFSJ/CCO nem sempre teve a estrutura que tem hoje. Ao pesquisar sobre ele na internet, talvez vocês tenham se deparado com notícias de greves estudantis e coisas do tipo. Sim, isso tudo aconteceu! A primeira greve dos estudantes foi em 2008, e teve como reivindicação melhorias estruturais para o curso. A boa notícia é que as reclamações foram ouvidas, e muitas mudanças aconteceram desde então. O currículo do curso foi reformulado, novos prédios e laboratórios foram construídos, e muitos preceptores e professores foram contratados. Isso só foi possível porque houve uma grande mobilização que partiu do movimento estudantil - o Centro Acadêmico de Medicina 29 de Outubro (data da 1º greve!) e o Diretório Acadêmico. Ambos são entidades formadas exclusivamente por estudantes, que discutem questões relativas ao curso e ao campus e mobilizam o resto do corpo discente.

OS CENTROS ACADÊMICOS 

Os Centros Acadêmicos são as entidades que representam e defendem os interesses dos alunos de seus respectivos cursos. Os membros constituintes são parte da chapa eleita a cada dois períodos (mandato de um ano). Dentre as funções do CA estão: representar os interesses dos alunos do curso de medicina nas reuniões do colegiado da faculdade e outras reuniões oficiais (tendo o representante o poder de voto); auxiliar os alunos a conseguir diversas informações acerca do funcionamento institucional e suas regras, oportunidades, novidades; promover eventos e recepcionar os novatos na instituição; discutir pautas de interesse dos estudantes do curso; incentivar coletivos, organizações esportivas, eventos científicos e a manutenção de todas as atividades no campus; passar as exigências e problemas enfrentado pelos alunos aos responsáveis na coordenação/colegiado, para que soluções de melhorias sejam discutidas.

   Além dos membros da diretoria, o CA permite a incorporação de membros colaborativos, alunos que participam ativamente e regularmente nas atividades do CA, tendo poder de voto e direito a certificados oficiais. Para se tornar um membro colaborativo, basta comparecer e participar de três reuniões seguidas. O poder de voto é dado a todos os membros colaborativos até o final do mandato, desde que estes não faltem a mais de duas reuniões seguidas.

DRIVE DO CA, com atas das reuniões e outros documentos.

bottom of page