top of page

IFMSA - International Federation of Medical Student's Associations

    A IFMSA foi fundada em 1951, e é uma das maiores e mais antigas organizações do mundo. Representa, conecta e interage todos os dias com uma rede inspiradora e envolvente de 1,3 milhão de estudantes de medicina de 133 NMOs em 123 países ao redor do mundo. A IFMSA reúne pessoas para trocar experiências, discutir e iniciar projetos para criar um mundo mais saudável. Dá a seus membros as habilidades e os recursos para serem líderes em saúde. Ele defende questões prementes que são importantes para moldar o mundo que queremos, nossos projetos, nossas campanhas e nossas atividades impactam positivamente os médicos e as comunidades que eles servem.   

ajLzD36w.png

    A IFMSA realiza dois tipos de programas de intercâmbio, intercâmbio profissional e de pesquisa, ambos endossados ​​pela Federação Mundial de Educação Médica (WFME). São eles o SCOPE (Standing Committee on Professional Exchange)  e o SCORE (Standing Committee on Research Exchange). No Brasil, a DENEM realiza uma parceria bilateral com a IFMSA, sendo assim nós podemos viajar para o exterior e também receber intercambistas aqui.

  Em um cenário pós-Segunda Guerra Mundial, os fundadores do IFMSA se reuniram em um período da história em que crescentes disparidades nas áreas socioeconômica e política desafiavam a saúde e o bem-estar das pessoas em todo o mundo. O IFMSA foi criado para promover a cooperação e a colaboração entre estudantes de medicina, rompendo as barreiras sociais, promovendo oportunidades de diálogo e criando trocas clínicas por meio do Comitê Permanente de Intercâmbio Profissional (1951). Quanto ao Comitê Permanente de Intercâmbio de Pesquisas (SCORE), foi fundado em 1991 como Comitê Permanente de Intercâmbio Eletivo (SCOEE). Como o termo eletivas era muito confuso, em 1998 o nome foi alterado novamente para SCORE.

     A cada ano, mais de 15.000 estudantes de medicina embarcam em uma jornada para explorar a oferta e os sistemas de saúde em diferentes contextos culturais e sociais. Isso é conseguido fornecendo uma rede de estudantes ativos local e internacionalmente que facilitam globalmente o acesso a projetos de pesquisa e intercâmbio clínico, que geralmente duram quatro semanas. Por meio de nossa programação e oportunidades, pretendemos desenvolver estudantes culturalmente sensíveis e pesquisadores qualificados, com a intenção de moldar o mundo da ciência no futuro.

    Nossos programas de intercâmbio são os principais promotores do entendimento intercultural e da cooperação entre estudantes de medicina e profissionais de saúde, muito necessários em nosso mundo globalizado, como acredita o IFMSA.

Todas as trocas duram quatro semanas e são tratadas de maneira bilateral. Aos estudantes é oferecido um lugar no departamento ou no projeto de pesquisa de sua escolha, bem como hospedagem, acomodação e, muitas vezes, um programa social. Eles recebem um tutor durante todo o intercâmbio, para garantir que os alunos estejam participando ativamente e melhorando suas habilidades.

    A outra segunda medida importante é o certificado oficial, que só é entregue aos estudantes se todos os requisitos forem atendidos, se o manual do aluno for cumprido e se houver pelo menos 80% de participação na secretaria. Este certificado é assinado pelo tutor e pelo oficial de intercâmbio de hospedagem e permite que a maioria dos estudantes obtenha créditos em sua universidade de origem.

Para saber mais, acesse: https://ifmsa.org/

bottom of page